Como a obesidade afeta sua produtividade no trabalho


Você sabia que além dos problemas de saúde, o excesso de peso pode se tornar um problema no ambiente de trabalho? Mas não pense que se trata de preconceito ou preocupação com a aparência física. Não é nada disso.

É comum que uma pessoa obesa tenha mais problemas causados por dores na lombar, variação de pressão e diabetes em índices elevados. E essas comorbidades, podem fazer com que ela precise se afastar com mais frequência do trabalho. O chamado absenteísmo, que é a ausência do trabalho por algum motivo.

Mas vale ressaltar que pessoas obesas dos níveis II e III, são as que mais têm dificuldade para realizar determinado esforço físico, o que pode ser um forte fator para a diminuição do rendimento no trabalho. Uma pesquisa realizada pela Maplecroft Consultoria mostra que o Brasil é 7º país onde a relação do desempenho profissional e a obesidade é mais preocupante.

Muitas empresas têm apostado nas terapias ocupacionais específicas para trabalhadores, palestras relacionadas à educação nutricional e desenvolvimento de cardápios saudáveis a seus colaboradores.

Outras tem ido muito além, como é o caso do Colégio Americano de Medicina Ocupacional - American College of Occupational and Environmental Medicine (ACOEM), que vem desenvolvendo, além das medidas de prevenção, incluindo cobertura de cirurgia bariátrica aos empregados.

"Nossas descobertas apoiam o uso tanto da modificação do estilo de vida, inclusive recomendando a cirurgia bariátrica para ajudar pacientes com obesidade a perder peso", escreveu o presidente e presidente do painel da ACOEM, Dr. Charles M Yarborough. "O custo da obesidade entre os trabalhadores é imenso e a responsabilidade de gerenciá-lo cai cada vez mais para os empregadores. Eles citam evidências de que o trabalho também pode ser um fator causal para a obesidade, com fatores de risco, incluindo estressores sociais, fatores de trabalho psicossocial, horas de trabalho, sono e trabalho noturno e comportamento sedentário”.

Refenrência: http://journals.lww.com/…/Obesity_in_the_Workplace___Impact…

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Instituto AMO- Tratamento da Obesidade

Rua Jaime Pinheiro, 36

Próximo ao Shopping Iguatemi

Bairro: Guararapes

CEP:60810-250

Fortaleza-Ceará-Brasil


 

 

Telefones:

(85) 3181.4522/3181.4422

(85) 98402.7709 (OI)

(85) 99942.2648 (Tim)


 

 

© Instituto AMO