Tratamento integrado e multidisciplinar da obesidade
O sobrepeso e a obesidade já são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Conforme o Ministério da Saúde, quase 50% da população brasileira está acima do peso, enquanto que a obesidade atinge um percentual de 16% dos habitantes no País
O AMO cuida de você e da sua saúde
A obesidade atinge os indivíduos física, psíquica e socialmente, podendo ser causada por múltiplos fatores, como as doenças endocrinológicas e psiquiátricas, genéticas, ausência ou diminuição da atividade física ou por comportamento alimentar inadequado e fatores emocionais.
Visando o tratamento de pacientes com obesidade ou sobrepeso, o Instituto de Assistência Multidisciplinar da Obesidade e Saúde Integral (AMO) oferece acompanhamento em grupo e consultas interdisciplinares com uma equipe multiprofissional especializada.
Os serviços são direcionados para doenças clínicas e cirúrgicas, pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, acompanhamento para quem não tem indicação de cirurgia (obesidade grau I e sobrepeso), além de seus familiares, pois o Instituto sabe da importância do envolvimento de todos que estão ligados ao paciente no tratamento.
Uma equipe multidisciplinar formada por profissionais médicos cirurgiões, anestesiologista, nutricionistas, psicólogo, fonoaudiólogo e fisioterapeuta atua no Instituto AMO para tratar e combater de forma clínica e cirúrgica a obesidade em todas as frentes.
Nossa missão
O Instituto AMO é formado por uma equipe multiprofissional visando a prevenção e tratamento clínico e cirúrgico do sobrepeso e obesidade.
Com a missão de oferecer profissionais especializados para a melhoria da qualidade de vida, o AMO cuida de seus pacientes em toda a sua integralidade.
Sua abordagem multidisciplinar ao tratamento da obesidade é focada nos diversos ciclos de vida, contemplando prevenção, tratamento, recuperação e acompanhamento do paciente.
Nossa proposta
Assistência integral
Por considerar que o tratamento deve envolver todos aqueles que estão diretamente ligados ao paciente obeso ou com sobrepeso, o AMO também atua por meio de uma abordagem familiar, que inclui formação de grupos e consultas individualizadas.
Para cada público - adultos pré e pós-cirúrgicos; familiares de pacientes pré e pós-cirúrgicos; jovens com sobrepeso e obesidade - existe uma abordagem fundamentada e pautada nos mais modernos e eficientes protocolos de tratamento.
Tratamento cirúrgico e clínico
A cirurgia bariátrica (redução de estômago) é uma intervenção médica que está indicada nos casos em que o índice de massa corporal (IMC) atinge valores superiores a 40 kg/m² ou quando o IMC é superior a 35 kg/m² associado a duas comorbidades (doenças como diabetes, hipertensão arterial, doenças ósteo-articulares, triglicerídeos e colesterol elevados são algumas).
Somente após passar por criteriosa investigação clínica para determinar as possíveis causas da obesidade e tratamento clínico, é que o médico, respaldado por uma equipe multiprofissional, pode indicar a cirurgia.