top of page

Como a obesidade afeta o corpo?


A obesidade já pode ser considerada uma epidemia global, que vem acarretando sérias complicações para a saúde das pessoas que estão acima do peso. Você sabe como essa comorbidade afeta os órgãos do seu corpo? Selecionamos alguns dos mais afetados, confira:

Cérebro: pessoas obesas têm duas vezes mais chances de sofrer um tipo de acidente vascular cerebral (AVC), devido aos altos níveis de colesterol apresentados. Além de apresentarem mais problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.

Coração: o acúmulo de placas de gorduras no interior das artérias dificulta a circulação de sangue eleva a aterosclerose. (Trata-se da principal causa de infartos, acidentes vasculares).

Fígado: é um dos órgãos mais afetados com o excesso de peso, pois não consegue metabolizar toda a gordura ingerida, ficando parte dela acumulada. Com o tempo, esse acúmulo pode ocasionar esteatose hepática, cirrose e até mesmo câncer de fígado.

Pâncreas: o excesso de peso faz com que o suprimento normal de insulina não supra o aumento da demanda (devido ao alto consumo de alimentos ricos em carboidratos). Com isso, a entrada da glicose nas células fica prejudicada e seus níveis aumentam.

Aparelho reprodutivo: nas mulheres, o excesso de peso causa redução da fertilidade. Nos homens, pode causar queda da produção de espermatozoides e impotência sexual.


Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page