top of page

Como acontece o Pré-Operatório da cirurgia bariátrica?


Quem deseja fazer a cirurgia bariátrica precisa passar por uma avaliação pré-operatória bem detalhada, pois o paciente com obesidade geralmente tem muitas doenças associadas como diabetes, hipertensão arterial, dentre outras doenças que merecem ser avaliadas para que a cirurgia seja realizada com segurança.

Os exames principais pré-operatório são: laboratoriais, radiografia de tórax, endoscopia digestiva alta com biópsia, prova de função pulmonar (que um exame de sopro para medir a quantidade e a velocidade que uma pessoa consegue inalar e exalar o ar), eletrocardiograma, ecocardiograma e exames específicos de acordo com as doenças associadas, além da avaliação dos profissionais da equipe multidisciplinar como psicólogo, nutricionista, endocrinologista, cardiologista e algum outro especialista que seja indicado.


Essa avaliação das várias especialidades é fundamental para segurança do procedimento cirúrgico. Com o pré-operatório é possível identificar quais os riscos e em quem estágio está as comorbidades associadas do paciente com obesidade mórbida.

A avaliação pré-operatória é importante também para identificar se o paciente precisa perder peso antes da cirurgia, essa perca oferece melhores condições à anestesia geral e à operação, além de já saber que o paciente adotou uma reeducação alimentar e hábitos de vida saudáveis. Tem mais alguma dúvida? Manda pra gente.

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page