Ansiedade VS Obesidade: O que você precisa saber?
Existe mesmo relação entre ansiedade e obesidade? Em 2008 um estudo realizado pelo Health Science Center at Houston (UTHealth), nos Estados Unidos, identificou que pessoas com transtornos de ansiedade têm 30% de chances a mais de serem obesas do que aquelas que não são ansiosas.
O estudo aponta que pessoas ansiosas, são mais inquietas e esse comportamento, acaba interferindo na forma como elas se alimentam. Quando isso ocorre, os indivíduos desenvolvem a superalimentação como forma de amenizar alguns sentimentos desagradáveis, na maioria das vezes, de forma inconsciente.
Com isso a ansiedade pode ter relação com a obesidade e a comida pode ser vista pelo obeso como estratégia compensatória para momentos de raiva, tristeza, stress e sobrecarga de trabalho. Por ser prazerosa, rápida e acessível, funciona como regulador de humor e ansiedade.
Questões hormonais e fisiológicas também contribuem. Mas principalmente as crenças culturais e os hábitos familiares são determinantes para influenciar na alimentação inadequada. Por ser um comportamento adquirido, e não inato, pode ser mudado com a readequação dessas maneiras de pensar.
Os resultados da pesquisa também indicaram que as pessoas com depressão e ansiedade praticavam menos exercícios físicos.
Referência: http://www.scielo.br/…/jbpsiq/v65n1/0047-2085-jbpsiq-65-1-0…