top of page

Cirurgia bariátrica: redução da obesidade e das doenças associadas




Doenças como a diabetes e hipertensão estão associadas à obesidade e aumentam os riscos de acidentes cardiovasculares, como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC).


Para oferecer uma melhor alternativa na redução desses problemas. O mais recomendado é: dieta, exercícios, medicação e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar. Nos casos em que o tratamento clínico não trouxer resultados, o tratamento cirúrgico pode ser considerado, mas para isso é necessário ter IMC a partir de 35.


Mas importante lembrar e deixar claro, que a cirurgia bariátrica e metabólica não cura, mas auxilia no controle dessas doenças.


Após a cirurgia o alimento acaba chegando mais rápido ao intestino proximal, esse processo acelerado promove uma liberação de diversos outros hormônios intestinais, entre eles o GLP, que age sobre o pâncreas, que, por sua vez, passa a produzir mais insulina, e consequentemente, melhora na metabolização do açúcar e melhor efeito metabólico, proporcionando um melhor controle do diabetes.


Na maioria dos casos quando a obesidade e o diabetes estão sob controle, registra-se também uma significativa melhora nos problemas de hipertensão.


O sucesso da cirurgia dependerá, e muito, da mudança do estilo de vida da pessoa que para sempre terá que manter uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos.


Referências

– VIGITEL BRASIL 2016, Ministério da Saúde

https://www.endocrino.org.br/media/uploads/PDFs/vigitel.pdf


– SBEM – Sociedade Brasileira de Endrocrinologia e Metabologia

https://www.endocrino.org.br/minsterio-da-saude-divulga-dados-do-vigitel-2016/

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page