top of page

Quanto tempo você passa sentado?


Você sabia que cerca de 46% da população brasileira é sedentária? A pesquisa do Ministério do Esporte considerou como sedentários os entrevistados que declaram não ter feito nenhuma atividade física no ano anterior. Segundo o estudo, quanto menor a escolaridade, menor é a prática esportiva. Além disso, a entrada no mercado de trabalho ou na universidade está levando o jovem a abandonar a prática esportiva. Outra pesquisa, também do Governo Federal, mostrou que 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente e apenas 25,2% dos trabalhadores brasileiros pratica o nível recomendado de exercícios físicos.

Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças. A vida sedentária pode ser responsabilizada também por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral - principais causas de óbito no País.

Para sair do sedentarismo, recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana.

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page