top of page

Como funciona a cirurgia bariátrica ou da obesidade?


A cirurgia bariátrica ou cirurgia da obesidade modifica a anatomia do sistema digestivo. Consiste em uma ajuda mecânica e metabólica que permite diminuir a quantidade de alimentos consumidos (princípio da restrição) e/ou a assimilação de nutrientes pelo organismo (princípio da mal absorção). Existem dois grandes grupos de técnicas cirúrgicas.

As chamadas de restritivas puras: -Banda gástrica ou anel gástrico ajustável (cada vez menos realizada); - Sleeve ou Gastrectomia vertical (redução de estômago), gastrectomia em manga ou sleeve gastrectomia (cada vez mais realizada).

As técnicas mistas, também chamadas de restritivas-mal absortivas, associam a redução do tamanho do estômago à diminuição da assimilação dos alimentos pelo organismo: -Bypass gástrico em Y de Roux; -Duodenal/Derivação bilio-pancreática. Nas técnicas restritivas a quantidade de alimentos ingeridos é menor e a sensação de saciedade aparece rapidamente. Na técnica mal-absortiva o intestino sofre uma modificação e o alimento chega diretamente na parte intermediária do intestino delgado e somente uma parte dos alimentos é assimilada. Cada tipo de cirurgia tem suas vantagens e desvantagens. A equipe interdisciplinar deverá propor a intervenção mais apropriada à situação do paciente, em função de suas necessidades e de seus fatores de risco.

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page