top of page

Avaliação Pré-Operatória para Cirurgia Bariátrica


Antes de realização da cirurgia bariátrica deve ser realizada uma avaliação clínica e complementar, através de exames para realização da cirurgia dentro de parâmetros de segurança. 1. A anamnese é o passo inicial. Momento em que o paciente apresenta seu histórico, relata seus sintomas e suas queixas e a partir de quando o médico faz perguntas importantes relacionadas à obesidade e as doenças associadas, além de medicamentos em uso e de questionamentos sobre cirurgias anteriores e sobre doenças prévias.

2. A solicitação dos exames laboratoriais, cardiológicos, respiratórios, endoscópicos e de imagem é o próximo passo e abrangerá uma maior ou menor quantidade de exames a depender também das doenças acometidas pelo paciente.

3. De posse dos exames, o paciente necessita ser avaliado por toda a equipe multidisciplinar. Integrada pelo cirurgião, cardiologista, endocrinologista, pneumologista, nutricionista, psicólogo ou psiquiatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e anestesiologista.

4. O paciente com obesidade que tem indicação de cirurgia apresenta seus exames e recebe o parecer de cada um desses profissionais, iniciando a preparação para se submeter ao ato operatório.

5. A técnica cirúrgica é decidida em conjunto com o paciente e baseada nos achados de seus exames. As orientações dietéticas e a preparação psicológica são pontos importantes nos dias que antecedem o ato operatório.

6. Esse roteiro não é rígido e saiba que todo esse processo deve ser cuidadoso e participativo, afinal é uma decisão para beneficiar sua saúde e não lhe trazer dúvidas e complicações.

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page