top of page

Vômitos após a cirurgia bariátrica


Algumas vezes o paciente submetido à cirurgia bariátrica pode apresentar vômitos no pós-operatório. Isso porque, após a cirurgia, com o estômago reduzido, cabe uma quantidade menor de alimento. Assim os vômitos podem acontecer quando o paciente ingere com muita rapidez os alimentos; quando não segue a dieta adequada, mastigando mal ou ingerindo líquidos durante as refeições; ou ainda quando a quantidade de alimentos é maior do que a recomendada.

Vômitos recorrentes que acontecem nos primeiros dias após a cirurgia devem ser comunicados imediatamente ao cirurgião, pois podem provocar edema (inchaço) na nova junção entre o estômago e o intestino ou sangramento do local onde existem pontos ou grampeamentos no estômago. Isso pode causar estenose (estreitamento) no estômago e, caso aconteça, é necessária a realização de dilatações por meio de endoscopia, procedimento indicado somente após a avaliação do seu médico. Trata-se de intervenção realizada de forma segura pelo endoscopista e, às vezes, pode ser necessária mais de uma sessão para corrigir a estenose.

Quando inicia a ingestão de alimentos sólidos, o paciente deve ter bastante atenção à mastigação e seguir adequadamente as orientações sobre qual tipo de alimento ingerir, informações repassadas pelos profissionais da Fonoaudiologia e Nutrição, que compõem a equipe multidisciplinar. É importante comer devagar e triturar bem os alimentos na boca até virar uma pasta. Se ocorrerem vômitos,mesmo com esses cuidados, pode ser necessária regressão para a dieta pastosa.

Em pacientes que realizaram a cirurgia quando se colocava o anel gástrico, técnica em desuso atualmente, os vômitos podem ser causados pelo deslocamento do anel, sendo indicada a retirada desse dispositivo cirurgicamente antes que ele cause complicações mais graves.

É fundamental que o cirurgião bariátrico ou o nutricionista sejam comunicados caso os vômitos persistam em um pós-operatório precoce ou tardio da cirurgia bariátrica. A ausência de vômitos é o mais comum de ocorrer atualmente.

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page