Fonoaudiologia para boa mastigação


A intervenção fonoaudiológica na equipe de cirurgia bariátrica é fundamental para a preparação e recuperação do paciente. Consiste em uma avaliação e acompanhamento no pré e pós-operatório. No preparo pré-operatório do candidato à cirurgia bariátrica, o paciente é submetido a uma reeducação mastigatória.

O fonoaudiólogo avaliará todas as estruturas participantes das funções da mastigação, respiração, deglutição e fonação, tais como lábios, bochechas, palato duro e mole, língua, frênulo de língua e dentes, verificando as possibilidades deste indivíduo em executar uma mastigação e deglutição satisfatória.

Estudos descrevem o padrão mastigatório do obeso mórbido como muito rápido, priorizando movimentos verticais, o bolo alimentar é grande e com escassez de mastigação. Tais características mastigatórias podem prejudicar potencialmente a adaptação alimentar do paciente submetido à cirurgia bariátrica, propiciando os engasgos, empachamentos, entalos e vômitos, daí a importância desse acompanhamento.

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Instituto AMO- Tratamento da Obesidade

Rua Jaime Pinheiro, 36

Próximo ao Shopping Iguatemi

Bairro: Guararapes

CEP:60810-250

Fortaleza-Ceará-Brasil


 

 

Telefones:

(85) 3181.4522/3181.4422

(85) 98402.7709 (OI)

(85) 99942.2648 (Tim)


 

 

© Instituto AMO