top of page

Grampeadores em cirurgia bariátrica


Esse é um dos assuntos que gera muitos questionamentos nas consultas do pré-operatório da cirurgia bariátrica. Por isso, o cirurgião geral e bariátrico do Instituto AMO, Dr. Paulo Eduardo Campelo, explica abaixo como funcionam estes equipamentos. Veja!

A cirurgia bariátrica utiliza grampeadores cirúrgicos para a sua realização desde o fim da década de 1970, ainda nas cirurgias abertas. A partir de 1994, iniciou-se o uso desse instrumento em cirurgias videolaparoscópicas (técnica minimamente invasiva). Se realizarmos uma simples pesquisa na internet, ficamos atordoados com informações distorcidas e erradas sobre técnica cirúrgica e uso de grampeadores na cirurgia da obesidade.

Então resolvemos oferecer algumas informações embasadas tecnicamente. Os grampeadores são equipamentos que, além de grampear, cortam o órgão que está sendo operado. Ao longo do tempo, esse equipamento cirúrgico evoluiu com as pesquisas médicas, tornando a cirurgia cada vez mais segura, pois foram aperfeiçoadas com o seu uso. Antigamente eram totalmente mecânicos, hoje existem modelos em que o acionamento é realizado mecanicamente, mas que a aplicação dos grampos e o corte dos tecidos são automáticos.

Isso melhora a compressão do tecido e permite que os grampos sejam fixados de maneira a evitar sangramentos e extravasamento de líquidos, prevenindo complicações no pós-cirúrgico. Os grampeadores são utilizados para as técnicas de cirurgia bariátrica do Bypass e da Gastrectomia Vertical, as mais realizadas no mundo.

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page