Os benefícios da atividade física antes e depois da cirurgia bariátrica


Praticar uma atividade física faz muito bem para o corpo e para a mente, além de ser ideal para melhorar o humor, a qualidade do sono e a produtividade nas atividades do dia-a-dia.

É importante que o paciente comece a praticar uma atividade física antes mesmo da cirurgia bariátrica. Em alguns casos, o procedimento só pode ser realizado após a perda de alguns quilos.

Mas é preciso levar em consideração o tipo de cirurgia, o IMC (índice de massa corpórea) e as restrições médicas, que serão identificadas por um profissional. Não havendo contraindicação, o seu médico pode recomendar algumas atividades, como: hidroginástica ou natação (o que diminui o risco de lesões) e caminhada.

Após a cirurgia, a atividade física é muito importante para o controle de peso em longo prazo. A escolha dos exercícios também devem ser recomendas por profissional, já que deve ser levada em conta a necessidade, habilidade e claro a preferência de cada um.

Nem sempre o que é recomendado para um, pode não ser o ideal para outro. Por isso, é fundamental a participação de uma equipe multidisciplinar em todo o processo, como um cirurgião bariátrico, fisioterapeuta ou educador físico.

Outra questão importante: A prática da atividade física é essencial para a continuidade da fisioterapia e para a reabilitação cardiopulmonar. Naturalmente, logo após a cirurgia, os exercícios devem começar leves e ir progredindo de acordo a prescrição do educador físico da sua escolha.

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Instituto AMO- Tratamento da Obesidade

Rua Jaime Pinheiro, 36

Próximo ao Shopping Iguatemi

Bairro: Guararapes

CEP:60810-250

Fortaleza-Ceará-Brasil


 

 

Telefones:

(85) 3181.4522/3181.4422

(85) 98402.7709 (OI)

(85) 99942.2648 (Tim)


 

 

© Instituto AMO